Campinas sofre com altos índices de violência grave como homicídios, feminicídios e estupros, a maioria de vulneráveis. A Prefeitura pode fazer a sua parte para uma sociedade mais segura e solidária.

Para nós segurança e dignidade humana caminham juntas. Vamos criar uma rede de combate às violências, para a proteção da primeira infância, com centros de atendimento para crianças e adolescentes, mulheres, população negra e LGBTQIA+, com profissionais capacitados para acolhimento, suporte psicológico e jurídico.

Investiremos na modernização e ampliação da iluminação nos bairros, com o uso de lâmpadas LED, que permitem ver mais longe, inibindo a ação de criminosos.

A Guarda Municipal passará a atuar principalmente investindo em ações de inteligência, com respeito aos direitos humanos e à diversidade da nossa sociedade. Novas tecnologias permitem mapeamento dos pontos de violência, monitoramento com câmeras e definição de uma estratégia para reduzir a criminalidade.

Vamos valorizar os profissionais de segurança e investir em formação e aperfeiçoamento, com base na garantia de direitos, no respeito à diversidade, buscando sempre apoiar a eficiência da sua atuação, corrigindo abordagens abusivas principalmente junto às mulheres e aos jovens na periferia, que reforçam o racismo existente na sociedade, não geram resultados e corroem os laços com a comunidade.

Trabalharemos de forma preventiva junto às escolas, nos primeiros sinais de violência, criando o programa de mediação de conflitos e de apoio aos alunos, professores e famílias.

Nossa política de segurança sempre se pautará para que a vida em sociedade seja segura, solidária e democrática.

QUER SABER MAIS?