Campinas tem mais de 5 mil crianças esperando por vaga nas creches municipais. A procura por vagas na educação infantil e no ensino fundamental públicos deverá crescer muito com o agravamento da crise econômica e social.

Para a educação infantil, criaremos pelo menos 5.500 vagas, com gestão pública, em período integral, que serão ofertadas onde há mais necessidade. 2.500 dessas vagas serão abertas nos cinco novos CEU que serão construídos nas regiões Norte, Sul, Noroeste e dois na Sudoeste.

No ensino fundamental, ampliaremos o número de vagas e cumpriremos as metas do Plano Municipal de Educação para a educação integral.

A cidade tem perto de 200 mil jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio. A Prefeitura tem a obrigação de identificar essas pessoas e incentivar seu retorno, e para isso vamos aumentar as vagas da FUMEC e outras unidades formadoras, ampliando a integração com a educação profissional.

O CEPROCAMP tem o desafio de reconstituir sua importância no ensino técnico e profissional e ampliar a oferta de vagas para esta importante área de formação.

Vamos adequar e ampliar os prédios e equipamentos das escolas. Contrataremos professores e profissionais para completar as equipes e atender à ampliação da rede. Implantaremos tecnologias assistivas para que alunos com deficiência possam acompanhar as aulas.

As unidades públicas de ensino com gestão privada serão incorporadas gradativamente à rede municipal, assegurando o direito dos alunos à igualdade educacional.

Vamos garantir uma educação de qualidade, articulada com as temáticas ambientais, com respeito à diversidade e às diferenças existentes na sociedade, que não aceita o racismo estrutural ou qualquer tipo de preconceito.

 

QUER SABER MAIS?