Por um mandato comprometido com o SUS na ALESP

Por um mandato comprometido com o SUS na ALESP

Quem vive no estado de São Paulo sabe que a saúde anda muito ruim, mas nem sempre está ciente de que isso se deve, entre outros motivos, ao fato de que o governo do estado – hoje comandado por Márcio França (PSB), há mais de duas décadas nas mãos dos tucanos (PSDB) – não investe nos municípios. De cada 100 reais aplicado no SUS menos de 10 vem do estado, na maior parte das cidades, chegando a 2 em algumas, o que contribui sobremaneira para aumentar os problemas vividos por quem utiliza a saúde pública.
As irresponsabilidades do governo estadual com a saúde são muitas. A falta de vários medicamentos, por exemplo, é resultado da precarização de empresas públicas estaduais que fabricavam esses remédios. Os inúmeros casos de desvio de dinheiro em hospitais, que vemos nos noticiários, são consequência da opção por entregar a gestão de serviços públicos de saúde para as Organizações Sociais (OSs). As OSs podem se configurar como um ralo de dinheiro público, como aconteceu em Campinas, no Hospital Ouro Verde, e em várias outras cidades pelo país afora.
O estado também não investe sua parte, definida nas portarias da saúde, na rede de urgência e emergência, no SAMU e UPAs, e na rede de saúde mental. Nessa área é sabida sua posição contrária à Reforma Psiquiátrica e conhecida a política de drogas ineficaz e equivocada que criminaliza o(a) usuário(a).
O caos vivido no cotidiano pela população, em cada canto de São Paulo, torna-se um imenso desafio para todos(as) que lutam por mais saúde para as pessoas. A nossa tarefa é, portanto, defender um dos maiores patrimônios do povo brasileiro: o SUS.
É para isso que quero ser eleito deputado estadual e contar com seu apoio: para ter um mandato comprometido com o SUS na ALESP!
Vamos juntos(as)!
Pedro Tourinho 13001

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>