Campinas recebe Caravana da Luta Antimanicomial e Direitos Humanos

Evento tem programação gratuita com debates sobre saúde mental e outras atividades, como feira de economia solidária e música, dia 04/10, a partir das 9h

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, instituição referência em saúde mental de Campinas, recebe nesta quarta-feira (4) a Caravana da Luta Antimanicomial e Direitos Humanos. O evento ocorre na própria instituição, em Sousas, das 9h às 18h, e é aberto a todos interessados.

A caravana conta com muitos convidados importantes e renomados no cenário da saúde mental, como Paulo Amarante, Paulo Mariante, Lumena Furtado, Pedro Tourinho, Alexandre Padilha, entre outros. Além da mesa de debate com os convidados o dia será de muitas atividades, música, feira de economia solidária e troca de saberes.

O objetivo é o de passar por diversas cidades contemplando as diversas regiões do Estado de São Paulo com o intuito de potencializar a base da militância pela Luta Antimanicomial e defender os Direitos Humanos. Trata-se de agregar e buscar construir uma unidade dos movimentos sociais com pautas diversas, mas que convergem e transversalizam na essência de seus esforços e resistência.

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira foi uma das Instituições escolhidas para receber o movimento por ter desativado os leitos psiquiátricos e por oferecer um cuidado humanizado, com respeito a individualidade de cada usuários tratado. A instituição existe há mais de 90 anos e atende em Campinas 7 mil usuários da saúde mental, gerenciando aproximadamente 40 unidades que oferecem o tratamento, com o apoio de mil trabalhadores que cuidam da saúde mental da população nas unidades como: CAPS, Centros de Convivência, CAPS álcool e drogas, CAPS III, CAPS IJ, Consultório na Rua, Projetos de Geração de Renda e Projetos Culturais (de arte, música e esporte), que promovem a inclusão social do indivíduo de forma antimanicomial, justa e solidária.

Programação:

09h00 – (em frente a Loja Armazém das Oficinas)
Venda de produtos orgânicos
Plantio de Mudas
Estação Reciclagem de Papel
Feira de Economia Solidária e Exposição de Arte Postal

10h00 – Roda de Conversa – tema: “Cenário Atual: Direitos em Risco”
12h00 – (Em frente a loja Armazém das Oficinas) – Apresentação do grupo Mukama
13h00 – Apresentação de dança do ventre

13h30 – Mesa de Abertura: entidades e representantes da Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo
14h30 – Mesa de Convidados e debate
Participantes: Silvana Borges, Paulo Amarante, Paulo Mariante, Alexandre Padilha, Aristeu Bertelli, Lumena Furtado e Pedro Tourinho.

Serviço:

Caravana da Luta Antimanicomial
Local: Instituição Dr. Cândido Ferreira. Rua Helena Fabrini, Sousas – Campinas
Data: 4 de outubro
Horário: 9h às 18h
Entrada: gratuita

Fonte: assessoria de imprensa

(Texto: www.campinas.com.br)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>