Lei das Doenças Negligenciadas é sancionada em Campinas

Lei das Doenças Negligenciadas é sancionada em Campinas

A lei 15.388/2013 que cria a Semana da Conscientização das Doenças Negligenciadas no calendário oficial do município foi sancionada e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (23/03). A semana será realizada no período que contemple o dia 14 de abril, data em que no ano de 1909, o médico e pesquisador Carlos Chagas divulgou a descoberta da doença que ficou batizada com o seu nome.

“Precisamos erradicar essas doenças e combater principalmente o silêncio epidemiológico que existe em nossa sociedade”, afirmou Pedro Tourinho, um dos autores do projeto. Além dele, o vereador Carlão do PT, e os ex-vereadores Ângelo Barreto e Carlinhos Camelô também assinaram a lei, que foi construída em conjunto com ACCAMP (Associação dos Portadores da Doença de Chagas de Campinas e Região).

O termo “doenças negligenciadas” surgiu na década de 70 e refere-se a doenças causadas por agentes infecciosos e parasitários. Essas doenças tendem a ser endêmicas em população de baixa renda e muitas vezes não despertam o interesse das grandes empresas farmacêuticas em produzir medicamentos e vacinas para o tratamento.

De acordo com a lei as doenças consideradas negligenciadas são:

– Doença de Chagas
– Cisticercose
– Dengue e dengue hemorrágica
– Dracunculíase (doença do verme-da-guiné)
– Equinococose
– Fasciolíase
– Tripanossomíase
– Leishmaniose
– Lepra
– Filaríase linfática
– Oncocercíase
– Raiva
– Esquistossomose
– Parasitoses
– Tracoma
– Bouba
– Elefantíase
– Picadas de cobras
– Estrongiloidíase
– Úlcera de Buruli

Pedro Tourinho - Logotipo preto e branco

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>