Agora é Lei: Ibeca se torna órgão de utilidade pública

O Ibeca (Instituto Brasileiro Esporte Cultura e Arte) foi declarado, através da lei 15298/2016, um órgão de utilidade pública pela Prefeitura de Campinas. O projeto foi criado pelo Vereador Pedro Tourinho em parceria com a instituição. A publicação foi feita no Diário Oficial de Campinas no dia 22 de setembro de 2016.

O Ibeca é uma entidade social, sem fins lucrativos. Foi fundado no dia 30 de Dezembro de 2004, por Tiago de Camargo, conhecido na capoeira como Mestre Formiga e seus alunos de Capoeira, na Rua Dusolina Leone Tournieux, 249, na Vila União, na Cidade de Campinas, em São Paulo, Brasil.

Tem como missão contribuir com o reconhecimento e a valorização da capoeira como um patrimônio cultural imaterial de Campinas/SP, do Brasil e da Humanidade. Como um bem cultural, a capoeira tem um papel social e educacional importante na construção e desafio cotidiano de uma sociedade inclusiva, pautada nos direitos humanos.

Sensível às desigualdades, aos preconceitos, às exclusões, às carências e às demandas sociais, desenvolve ações, como: campanhas de agasalhos, alimentos, doação de sangue, doação de brinquedos, limpeza nas comunidades, aulas de reforço escolar, intercambio internacional, aulas de idiomas, aulas de danças populares brasileiras, aula de música e realiza festas de integração. Busca proporcionar e/ou favorecer à população o acesso à diferentes manifestações culturais e oportunidades formativas.

Entre uma das grandes ações do Instituto, foi criado no dia 27 de Janeiro de 2006, o Capoeira Ibeca, que leva o nome do Instituto, carregando seus ideais e atuando principalmente na: difusão, ensino, profissionalização e pesquisa do amplo legado da capoeira, em suas várias dimensões: esporte, cultura e arte. O Capoeira Ibeca tem sede em Campinas, além de vários núcleos de trabalho em outras cidades no Brasil. Está presente também em várias partes do mundo, como: Argentina, Alemanha, Holanda, Inglaterra, Austrália.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>